existe uma rotina dentro das escolas infantis, que visa o bem-estar e saúde dos alunos

Como a psicologia pode auxiliar seu filho em uma escola infantil?

A psicologia é uma excelente maneira de tratar diversos problemas que surgem na primeira infância, indo desde a dificuldade no aprendizado, até dificuldades em expressar emoções e sentimentos. Mas você sabe como a psicologia pode auxiliar seu filho em uma escola infantil?

É durante a primeira infância que as crianças começam a integrar com outras pessoas e consolidam suas relações além da familiar, com colegas de turma e professores. Essas relações desenvolvidas no início da vida ajudam os pequenos a formarem suas individualidade e reconhecerem seus próprios sentimentos.

Na escola, eles também começam a entender como suas emoções e atos afetam os outros ao seu redor e desenvolvem empatia para com os colegas, de modo que sua interação com o universo da comunicação social seja firmada já nos primeiros anos de vida.

Porém, existem algumas questões voltadas aos seus sentimentos, identidade e individualidade que tendem a surgir também nesse período e é necessário que a escola tenha uma equipe de profissionais que saiba lidar com isso no dia a dia dos pequenos.

veja como a psicologia pode auxiliar seu filho na escola infantil

Para que você entenda melhor como a psicologia pode auxiliar seu filho na primeira infância dentro da escolinha, separamos um post falando mais sobre esse assunto. Confira!

Como a psicologia pode auxiliar seu filho em uma escola infantil?

Diferente do que muitos pais imaginam, o psicólogo infantil não atua na escola quando existem questões de desobediência dos alunos, e nem deve repreendê-lo quando isso acontece. Seu papel principal está voltado para as questões emocionais que as crianças podem demonstrar, e tem como objetivo entender suas questões familiares e escolares.

Esse profissional busca analisar uma reflexão dentro do ambiente, e precisa sempre levar em conta as relações que estão estabelecidas no cotidiano escolar da criança, características físicas do ambiente e contexto familiar no qual cada aluno está inserido.

Com isso, ficará mais fácil saber como lidar com o desenvolvimento emocional do pequeno de acordo com suas necessidades e vivência.

Isso porque as crianças precisam ser observadas de acordo com as relações que possuem tanto dentro, como fora da família, já que isso irá ditar grande parte da sua interação com o ambiente ao seu redor e com terceiros. Isso significa que na psicologia infantil, o profissional deve ter um cuidado ainda maior ao analisar cada caso.

Além do mais, é importante ressaltar que o psicólogo infantil não age apenas para cuidar das dificuldades e problemas que surgem no dia a dia da criança, mas é uma parte essencial na prevenção de questões emocionais dentro do desenvolvimento infantil e atua para evitar que os pequenos entrem em crises de identidade logo na primeira infância, algo comum na hora de se descobrir um ser independente dos pais.

Quais os benefícios da psicologia na escola infantil?

Como vimos acima, a psicologia deve estar alinhada com a educação infantil dentro das escolinhas, já que além de ser benéfico para a vida emocional das crianças ainda apresenta benefícios no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças.

Isso porque o psicólogo infantil ajuda os pequenos a terem voz para construir sua identidade e os sentidos que a envolve, como as dificuldades de socialização com os colegas e queixas de comportamento. Com isso, ele age auxiliando no desenvolvimento dos pequenos dentro do aprendizado, já que depois de tratar as questões emocionais, as crianças podem usar toda a sua energia para aprender e se desenvolver durante as atividades.

O trabalho do psicólogo analisa as relações que as crianças constroem entre si e avalia questões de comportamento e transtornos que surgem ainda nessa idade, a fim de realizar um tratamento individual dependendo do quadro do pequeno.

Porém, os benefícios vão além do atendimento direto ao aluno, já que a psicologia infantil também é importante na figura do professor para que sejam desenvolvidas atividades que promovem a criatividade, segurança e sensibilidade do profissional, para que ele possa praticar os exercícios educativos com os alunos de forma mais completa e visando o desenvolvimento pleno dos pequenos.

a psicologia impacta diretamente no aprendizado dos pequenos

É por meio desse encorajamento ao professor que o psicólogo estimula a equipe pedagógica a desenvolver um papel mais ativo dentro do processo educacional, que envolve a estimulação do pensamento crítico para melhorar sua compreensão no dia a dia dentro da sala de aula.

Com isso, os professores conseguem compreender mais sobre as emoções dos pequenos e propõe atividades que ajudem as crianças a lidar com seus sentimentos de forma leve, desenvolvendo-a para que possam conseguir se expressar de forma melhor.

É importante ressaltar que o objetivo do psicólogo dentro das escolas infantis não é impor uma visão de ensino, e sim transmitir os motivos que levaram a uma intervenção com as crianças, para que os pais possam compreender quaisquer problemas emocionais que os pequenos possam estar passando.

Assim, trabalhando junto com as famílias, é possível lidar e tratar questões familiares que podem estar causando problemas na aprendizagem e desenvolvimento das crianças dentro da escola.

Agora que você entendeu como a psicologia pode auxiliar seu filho em uma escola infantil, ficou mais fácil compreender que esses profissionais visam auxiliar no desenvolvimento pessoal, físico e emocional das crianças, a fim de que elas possam usar toda a sua energia e potencial para entender seus sentimentos e realizar as atividades propostas em sala de aula para que se desenvolvam e aprendam cada vez mais.

Você já pensou em matricular seu pequeno em uma escola infantil? Conheça o site da Aviva e veja todos os benefícios que a escola oferece para os pequenos!