Pode usar o dedo para escovar os dentes de crianças?

Pode usar o dedo para escovar os dentes de crianças? O que é mais indicado?

Quando os bebês começam a introdução alimentar e passam a consumir alimentos sólidos além do leite materno, é importante dar uma atenção a mais na higiene bucal mesmo que eles ainda não tenham dentinhos. Afinal, os alimentos ficam parados na gengiva e também na língua, podendo causar problemas bucais ao longo dos meses. Mas será que pode usar o dedo para escovar os dentes das crianças?

Se você já parou para escolher escovas para crianças em mercados em farmácias, deve ter notado que a grande maioria são voltadas para crianças maiores, entre 1 e 5 anos de idade, não é? Mesmo que sejam relativamente menores, essas escovas não parecem adequadas para bebês que ainda não têm dentes, o que faz muitos pais imaginarem como fazer a higiene de bebês menores de 1 ano.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, separamos um post falando mais sobre a forma correta de fazer a higiene bucal de crianças e bebês. Confira!

Como escovar os dentes de crianças e bebês corretamente?

Em primeiro lugar, é muito importante que você entenda que não deve usar o seu dedo para escovar os dentes de crianças, especialmente de bebês.

é importante não escovar o dente das crianças com o dedo para evitar contaminação por bactérias e para garantir uma higiene mais profunda

Isso porque nossos dedos, mesmo que devidamente higienizados, ainda possuem uma grande quantidade de bactérias especialmente debaixo das unhas, onde não conseguimos lavar corretamente. Colocar nosso dedo dentro da boca dos bebês pode colocá-lo em contato com essas bactérias e causar uma infecção e até inflamações.

Além disso, a unha poderia machucar a gengiva, já que nessa idade os bebês costumam se movimentar muito, resultando em acidentes e possíveis lesões na gengiva.

Outro fator que impede que você possa usar o dedo para escovar os dentes de crianças é que ele não é capaz de higienizar corretamente os dentes e gengiva por ter a superfície lisa, não gerando a aderência necessária para remoção da placa bacteriana e restos de alimentos.

Para escovar os dentes de crianças e bebês, você pode usar uma gaze úmida enrolada no dedo para fazer a higiene bucal ou então uma escova de dentes de dedo, feita de silicone e com cerdas macias que auxiliam na remoção da sujeira da boca dos bebês que ainda não têm dentes.

Nessa idade, não é recomendado usar pasta de dente, nem mesmo a infantil, até que nasça o primeiro dentinho completamente.

Com que frequência devo escovar os dentes das crianças?

A higiene bucal em crianças acima de 1 ano de idade deve ser feita da mesma forma que a adulta: a escovação deve ocorrer pelo menos 3-4 vezes ao dia, depois das refeições e antes de ir dormir.

Você também pode ajudar seu filho a passar o fio dental e aplicar o enxaguante bucal infantil, o que criará um hábito que pode evitar o desenvolvimento de cáries ao longo dos anos.

é importante que as crianças escovem os dentes na mesma frequência que os adultos

É nessa idade, também, que inicia-se a ida ao dentista, mas é importante conversar com o pediatra do seu filho para que juntos vocês possam avaliar a necessidade de ida ao profissional especializado antes dessa idade.