O que o bebê pode comer com 4 meses

O que o bebê pode comer com 4 meses? Qual a melhor forma de iniciar a introdução alimentar nessa idade?


Seu bebê de 4 meses parece estar com vontade de comer? Você sabe o que o bebê pode comer aos 4 meses de vida? Este é um tema que gera divergências de opinião, resultando em muitos equívocos e que precisa ser avaliado com muita atenção. Continue lendo para entender mais sobre esse assunto e como agir em situações em que não será possível amamentar o bebê com tanta frequência.

Antes de falarmos sobre esse tema, é fundamental que você entenda que a introdução de alimentos sólidos para um bebê é geralmente recomendada por volta dos 6 meses de idade e apenas em casos específicos aos 5 meses. Até essa fase, a amamentação ou a fórmula infantil são suficientes para atender às necessidades nutricionais do bebê. A introdução precoce de alimentos sólidos, antes dos 6 meses, pode aumentar o risco de problemas digestivos e alergias.

A introdução da alimentação complementar do bebê deve ocorrer não apenas quando a criança demonstra o desejo, mas sim quando o corpo já apresenta maturidade física e cerebral, evidenciada por sinais de prontidão, como os reflexos de deglutição, por exemplo. Oferecer alimentos antes do momento adequado pode acarretar diversas consequências para a saúde e o desenvolvimento do bebê.

Médica Pediatra, Dra. Luciana Fagundes

Tanto a Organização Mundial da Saúde quanto o Ministério da Saúde recomendam iniciar a introdução alimentar quando o bebê atinge seis meses de idade. Mas por que exatamente aos seis meses? Nesse período, o sistema digestório do bebê está mais desenvolvido e pronto para receber alimentos.

Embora a introdução alimentar deva ser iniciada por volta dos 6 meses de idade, os especialistas indicam que as mamães que voltam ao trabalho quando a licença maternidade se finaliza aos 4 meses comecem a oferecer frutinhas para os pequenos de forma precoce, mas apenas se ocorrer orientação do pediatra. Mas o que será que o bebê pode comer com 4 meses?

De acordo com a recomendação da OMS – Organização Mundial da Saúde -, os bebês devem ser amamentados exclusivamente até os 6 meses com leite materno, mas essa recomendação nem sempre pode ser seguida. Afinal, os bebês se alimentam a cada 3 ou 4 horas, e as mamães que ficam fora de casa não conseguem armazenar leite para o dia todo, sendo necessário iniciar a alimentação um pouco antes.

Isso acontece porque, assim que a mãe ordenha o leite com a bomba, é necessário aguardar algumas horas – em torno de 1 a 2 – para que o organismo produza novamente leite o suficiente para uma mamada. O que faz com que grande parte das mamães não consigam manter a amamentação exclusiva quando voltam a trabalhar.

veja a seguir quais alimentos o bebê de 4 meses pode comer
veja a seguir quais alimentos o bebê de 4 meses pode comer

Para lhe auxiliar nesse processo de introdução alimentar a partir dos 4 meses, separamos um post explicando mais sobre o assunto. Confira a seguir!

É possível introduzir alimentos sólidos para os bebês de 4 meses?

As recomendações para a introdução alimentar aos 4 meses é de iniciar-se com alimentos amassados, evitando o método BLW durante esse período até os 6 meses. Afinal, nessa idade o bebê ainda não desenvolveu todas as habilidades necessárias para a mastigação de alimentos maiores, a menos que essa seja a recomendação de um pediatra.

Vale lembrar que a introdução alimentar precoce também deve ser indicada pelo pediatra do bebê, e nunca feita por conta própria, já que é necessário avaliar se o bebê está pronto para essa nova etapa.

Vale dizer que a introdução alimentar antes dos 6 meses só deve ocorrer em casos muito específicos e com recomendação do pediatra.

Como saber se o bebê de 4 meses está pronto para comer papinhas?

Já consegue se sentar sem apoio

Um dos primeiros sinais de que o bebê já pode começar a comer papinha é quando ele consegue se sentar sem apoio, já que ao sentar-se apoiado, o corpo não fica totalmente ereto, podendo prejudicar a deglutição dos alimentos amassados.

O bebê leva objetos até a boca

Ao levar objetos até a boca, o bebê demonstra uma curiosidade em descobrir o mundo, já que é pela boca que eles conseguem sentir as texturas e formas dos objetos.

é importante que o bebê leve os objetos e mão até à boca, indicando que tem curiosidade em descobrir novas texturas e sabores
é importante que o bebê leve os objetos e mão até à boca, indicando que tem curiosidade em descobrir novas texturas e sabores

Essa habilidade também facilita a introdução alimentar, aumentando as chances do bebê segurar a colher com a mãozinha junto com a mamãe e levá-la até a boca para provar o alimento, ou pegar o alimento diretamente na mão para colocar na boca, mesmo que amassados.

Reflexo de protrusão da língua

Você já reparou que os bebês recém-nascidos até 6 meses ficam com a língua para fora da boca na maior parte do tempo? Isso acontece devido ao reflexo de protrusão da língua, e uma forma de descobrir se o bebê está pronto para se alimentar é oferecer o alimento amassado e observar: caso ele empurrar o alimento com a língua, significa que não está pronto para a introdução alimentar.

Quais são os alimentos que o bebê pode comer com 4 meses?

De modo geral, a recomendação para a introdução alimentar em bebês de 4 meses é a mesma para bebês de 6 meses. A diferença é que os pediatras recomendam que as papinhas sejam mais amassadinhas nessa idade para evitar riscos de engasgos.

os bebês de 4 meses podem consumir todas as frutas, que são os primeiros alimentos apresentados na introdução alimentar
os bebês de 4 meses podem consumir todas as frutas, que são os primeiros alimentos apresentados na introdução alimentar

Outra recomendação é iniciar a introdução alimentar com frutas mais docinhas nos intervalos das mamadas e antes de oferecer o leite materno ou fórmula láctea, considerando que o leite infantil é levemente adocicado e a aceitação seria mais fácil.

Comece com bananas, mamão e peras amassadas ou raspadas, e evite misturar mais de uma fruta junta de início. Assim o bebê consegue identificar o sabor de cada fruta individualmente, sendo também mais fácil de observar quadros de alergia ou diarréia.

Alguns especialistas permitem que as mamães iniciem a introdução alimentar com vegetais amassados no horário de almoço ao invés das frutinhas, seguindo a mesma ideia de oferecer um vegetal de cada vez, começando pelos mais molinhos como batata, mandioca, batata doce, cenoura.

Fique atenta a alimentos como mandioquinha, brócolis e couve-flor, que tendem a causar quadros de gases nos bebês, especialmente nos mais novos.

No entanto, é importante que você ofereça esses alimentos e observe a reação do organismo do seu filho, já que são alimentos extremamente nutritivos.

Também vale ressaltar que a partir da introdução alimentar, é importante começar a oferecer água para a hidratação do bebê, levando em conta que ele passará a ingerir cada vez menos leite, precisando de outra fonte de líquidos para hidratação e para bom funcionamento do intestino.

Agora que você viu o que o bebê pode comer com 4 meses, lembre-se de iniciar a introdução alimentar apenas sob recomendação de um pediatra, já que o ideal é que os bebês menores de 6 meses sejam alimentados apenas com leite materno ou fórmula láctea indicada pelo especialista.

Berçário da Escola AVIVA

No Berçário AVIVA as crianças a partir de quatro meses de idade vivem uma rotina de cuidados e estímulos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo com diversas atividades.

Para saber mais sobre o dia a dia das crianças na AVIVA, entre em contato conosco e conheça o ambiente maravilhoso que desenvolvemos especialmente para o seu bebê aprender e explorar com amor e segurança.

Stories