Museu da imaginação – um lugar incrível para as crianças
Situada no bairro da Lapa em São Paulo o Museu da Imaginação foi inaugurado em janeiro de 2017, com o objetivo de trazer a criatividade de volta ao posto tão importante que sempre teve na vida das crianças.
Com dois mil metros quadrados o museu se divide em dois andares, sendo o primeiro deles o térreo, e o que concentra as salas que dão liberdade ao brincar, e também as áreas permanentes do local.
Já o primeiro andar, e segundo ambiente do prédio, é o que guarda as salas expositivas, e também as atrações que podem mudar com o tempo.
O que é o Museu da Imaginação?
O Museu da Imaginação busca ser um ambiente que usa da arte e da cultura para fomentar a criatividade e desenvolvimento das crianças que passam seu tempo ali.
Tendo surgido da iniciativa de uma mãe empreendedora, o projeto cresceu graças a ajuda de profissionais da educação e da arte, que ainda hoje auxiliam na busca de melhores métodos para melhorar ainda mais os espaços.

Através de atividades, brincadeiras e exercícios os educadores, monitores e artistas buscam que as crianças interajam com o mundo apresentado a eles naquele espaço, colegas e também com os adultos que os acompanham.
Assim se cria um ambiente em que todos conseguem brincar e aprender juntos, sempre buscando a saída e a forma mais criativa possível, alimentando a imaginação dos presentes.
Para isso se usa de artifícios que se afastem dos aparelhos tecnológicos aos quais, cada vez mais, crianças vem se acostumando a ter em mãos todos os dias.

A tecnologia contida no espaço serve para auxiliar a construção de um cenário, mas as brincadeiras se focam em objetos que tragam as sensações e as ações físicas, através de formas, toques e movimentos.
A iniciativa por trás do Museu da Imaginação é totalmente privada, sendo um espaço que cobra um valor para entrada e também oferece a oportunidade de realizar eventos e festas, como aniversários.
Quais atrações existem no Museu da Imaginação?
Como dito antes as atrações do Museu se dividem em duas partes, sendo que a maior parte dos visitantes parece preferir começar pela segunda delas.
Entre as salas do primeiro andar está a Instalação Imersiva, chamada Mergulho com Monet e idealizado pela artista contemporânea Coca Rodrigues.
Essa é uma sala ampla e com paredes negras, mas que traz um clima bem diferente graças as suas diversas luzes, de tons brancos e azuis, e as espumas presentes tanto no teto quanto no chão e paredes.

As crianças se dividem entre achar que estão repletas de neve, espuma ou nuvens, mas seja qual for a vencedora é clara a forma como o lugar trás a sensação lúdica e especial aos pequenos.
Já a próxima sala se chama Exposição interativa Leonardo Da Vinci – Traço de um gênio, feito e cuidado sob a curadoria da Lutika, e é um ambiente dividido em cinco partes: Invenções Navais, Máquinas de Guerra, Mona Lisa – Pintura, A Origem de um Gênio e Estudos sobre Voos.

Em todas elas crianças e adultos aprendem mais sobre quem foi esse grande artista, suas descobertas, obras e invenções que ajudaram a mudar o mundo.
É uma experiência que, graças aos monitores e forma como foi desenvolvida, cativa o interesse das crianças, ajudando a fomentar sua criatividade e visão de Leonardo da Vinci.
Mas, ao mesmo tempo, também não deixa de ser um aprendizado aos adultos que os acompanham, já que se ele não souber muitos detalhes sobre a vida e obra desse artista irá sair da sala já tendo algum conhecimento.

Seguindo em frente está a sala batizada de Pequenos Construtores, que é onde estão uma série de brinquedos feitos para estimular a coordenação motora e a arte de criar das crianças.
Através de coisas como carrinhos de mão, blocos de espuma, capacetes, ferramentas, e outros elementos da construção civil, esta sala tenta levar as crianças a construírem seus mundos e elementos por si mesmos.
Enquanto isso, na sala chamada Poder das Águas, as crianças se divertem tentando acertar os alvos, melhorando suas coordenação e mira, e ainda por cima exercitando a concentração.
Já na Ponte Maluca foi montado uma estrutura que usa de vídeo game, mas com um detalhe a mais: para vencer o jogo é preciso pedalar.

Esse game pode ser jogado tanto sozinho quanto em grupo, e vence aquele que consegue chegar ao fim pedalando uma bicicleta de verdade, o que leva as crianças a se movimentarem.
Enquanto isso no térreo está a sala permanente, que também é um espaço amplo e tão cheio de novidades, brincadeiras e cenários que as crianças podem escolher aquilo que melhor se adapta às suas preferências.
Ali é possível encontrar uma estação musical, onde as crianças se divertem com instrumentos musicais e os sons que eles produzem, assim como um playground com direito a uma casinha de madeira com escorregador, e até uma trilha de obstáculos com bolas e redes.
O Museu da Imaginação e sua relação com o universo infantil
As atividades e locais citados acima são apenas algumas das atrações que existem no Museu da Imaginação, mas ao navegar pelas salas e espaços é possível descobrir muito mais.
E, o que todas têm em comum, é a forma como buscam tornar a criança livre para brincar, permitindo que a criatividade infantil domine o ritmo e estabeleça o caminho a ser trilhado enquanto permanece por ali.
Os monitores e educadores artistas estão ali para os ajudar, e até mesmo auxiliar em algumas das brincadeiras, mas a principal regra é que o Museu da Imaginação seja de fato um ambiente de liberdade.

Isso porque a criatividade é uma das maiores potências da mente humana, e se torna ainda maior quando cultivada na infância, a fase da vida humana mais importante para desenvolver nossas mentes.
Além disso, existe todo um cuidado de todos os idealizadores para que tudo isso seja feito da melhor forma possível, mantendo sempre em mente a segurança e a saúde de cada criança.
A acessibilidade do local
Para ser um espaço inclusivo, e onde qualquer criança possa desfrutar sem qualquer problema, existem algumas necessidades que devem ser supridas.
Algumas das que podem ser percebidas no local é a presença de rampas e de um elevador, que pode ser usado por aqueles que tenham certos problemas de locomoção.
As salas também são amplas e em sua maioria planas, o que ajuda a se movimentar no local.
Os banheiros do prédio também são adaptados para pessoas com deficiência, e existe uma área de fraldário para os pais que necessitarem trocar os filhos menores.

Existe um convênio feito entre o Museu e o estacionamento que existe próximo a ele, fazendo com que além das vagas nas ruas próximas também exista essa opção para deixar o seu carro, sob o valor de R$ 20.
E para aqueles que precisam ir de ônibus existe o ponto na rua Ricardo Cavatton, que fica a uma distância de cerca de cinco minutos de caminhada do museu.
Informações sobre o local
Endereço: Rua Ricardo Cavatton, 251, Lapa de Baixo, São Paulo – SP. Fica próximo ao prédio da Polícia Federal e à Avenida Ermano Marchetti.
Site: museudaimaginacao.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/museudaimaginacao/
Instagram: https://www.instagram.com/museudaimaginacao/
Horário de funcionamento: De terça a sexta: 10h às 13h e 14h às 17h. Fins de semana e feriados: 10h às 18h.