Qual a melhor idade para o desfralde? Será que meu bebê está grande para usar fraldas?
Uma das principais dúvidas de quem tem bebês com mais de 1 ano de idade é qual a melhor idade para o desfralde. Isso porque grande parte dos familiares começam a perguntar sobre o desfralde por volta dos 2 anos de idade, fazendo com que os pais se perguntem se estão atrasados em tirar a fralda do bebê.
O desfralde é um processo delicado que deve ser feito no momento e tempo certo para evitar danos psicológicos nas crianças, especialmente porque, dependendo de como é feito, pode traumatizar o pequeno e fazer com que ele saia das fraldas mais tarde do que o comum.
Para tirar suas dúvidas sobre o assunto, separamos um post completo explicando mais sobre a idade do desfralde. Confira a seguir!
Qual a melhor idade para o desfralde?
Tecnicamente, não existe uma idade ideal para desfraldar os pequenos, especialmente porque cada criança tem seu tempo para se desenvolver. Enquanto existem crianças que saem das fraldas com 1 ano e meio de idade, outros pequenos podem começar a fazer xixi no troninho a partir de 4 anos, e não significa que ele esteja atrasado.

Os médicos indicam procurar ajuda apenas quando a criança se mostra resistente a sair das fraldas a partir dos 5 anos de idade, do contrário, você pode acompanhar os sinais que seu pequeno está dando de desfralde.
Vale lembrar que desfraldar seu bebê antes do tempo correto para ele poderá resultar em uma experiência ruim tanto para você quanto para ele, implicando no atraso do desfralde natural por traumas.
Como saber quando meu bebê está pronto para desfraldar?
Quando os pequenos estão prontos para o desfralde, eles começam a dar pequenos sinais como:
- avisar que vão fazer xixi ou cocô;
- pedir para trocar a fralda depois de fazer xixi porque se incomodam com a sensação de estar molhado;
- ficam mais de 2 horas sem fazer xixi e conseguem segurar e fazer tudo de uma vez ao invés de pouquinho em pouquinho.
Leia também Quais são os principais sinais de Desfralde? 10 Sinais de atenção!
Em bebês que não falam, também é possível notar alguns sinais de linguagem corporal, como:
- demonstrar desconforto com a fralda molhada;
- apontar para o penico ou vaso sanitário;
- apontar para as partes íntimas quando está com vontade de fazer xixi ou cocô.
Muitas pessoas acreditam que não seja possível desfraldar crianças que não sabem falar, mas isso não passa de um mito sobre o desfralde.
Leia também Como desfraldar bebê que não fala
Mitos sobre o desfralde
Crianças que pulam com dois pés já estão prontas para o desfralde
Uma antiga crença diz que toda criança que pula com os dois pés já está pronta para desfraldar. Porém, apesar de ser sim um indício de desfralde, não é totalmente verdade.
Essa crença surgiu junto com a ideia de que crianças que sobem mais de 5 degraus de uma escada sem apoiar-se também estão prontas para desfraldar.
O que acontece nesses dois casos é que por ter controle dos pés e do equilíbrio, é muito provável que os pequenos também consigam controlar o músculo do assoalho pélvico, onde controla-se as saídas do xixi e do cocô. Porém, apesar deste ser um sinal de que o pequeno está pronto para o desfralde, não pode ser interpretado como um sinal sozinho. Afinal, apesar de conseguir se equilibrar o pequeno pode não conseguir ter controle sobre a saída do xixi ainda.
Os meninos desfraldam mais tarde
Naturalmente, as meninas tendem a desenvolver a fala antes dos meninos, o que também não é uma regra. Porém, pensando nisso, muitos acreditam que por falarem antes que os meninos, as meninas tendem a avisar que querem fazer xixi mais cedo e começam a sair das fraldas primeiro que os meninos.

Mas como vimos acima, você também pode desfraldar bebês que não sabem falar, além de ser muito comum meninos saírem das fraldas antes das meninas. Em alguns casos, pode até ser mais fácil desfraldar os meninos, já que existem troninhos divertidos em que os pequenos precisam mirar na boca de sapinhos e outros bichos para fazer xixi, o que estimula ainda mais o desfralde.
O desfralde deve começar a partir dos dois anos
Outro mito que muito se fala é que os bebês só podem desfraldar depois dos 2 anos de idade. Porém, algumas crianças podem deixar as fraldas ainda com 1 ano e meio sem grandes problemas, assim como existem bebês que demoram além dos 3 anos para conseguir fazer xixi e cocô no troninho, o que também é normal.
Redutor é melhor do que penico
Na verdade, não existe algo que seja melhor do que o outro. Algumas crianças se adaptam melhor ao troninho, enquanto outras preferem o redutor do vaso. O ideal é que você teste as duas opções com seu pequeno e veja qual é a melhor para ele, em qual ele se sente mais confortável e qual é mais fácil para a adaptação.
Alguns pais acreditam que por tocar musicas, alguns penicos podem ajudar a estimular os filhos a fazerem xixi e cocô no troninho, mas acabam se surpreendendo quando notam que na verdade eles preferem fazer suas necessidades no vaso sanitário usando um redutor, já que assim eles se sentem mais maduros por imitar os pais.
A criança não pode regredir
É natural que as crianças que estão no processo de desfralde regridam durante alguns dias, mesmo que já faça mais de 1 mês que saiu das fraldas. É completamente normal que escape xixi ou cocô pela casa ou que seu filho faça xixi na cama uma vez ou outra durante a noite, e não significa que ele vai voltar para as fraldas.
Mas, caso note que ele é muito novo e os escapes estão sendo muito frequentes, não fique com medo de regredir e esperar mais alguns meses para tentar o desfralde de novo.
Isso também é algo natural durante o processo, e você pode acabar percebendo que seu filho não estava totalmente pronto, o que não significa que há algo de errado com ele.
Depois de ver qual a melhor idade para o desfralde, não deixe de usar nossas dicas para lhe ajudar nesse processo. Além de ficar de olho nos sinais que seu pequeno pode estar dando, tenha em mente que você também deve estar pronta, já que o processo exige muita paciência dos pais.
Você já pensou em matricular seu pequeno em uma escola infantil? Conheça o site da Aviva e veja todos os benefícios que a escola oferece para os pequenos!