criança chupando chupeta

Conheça os Benefícios e Malefícios da Chupeta para seu filho

Você se encontra em um momento de transição com seu bebê? Aquele momento em que a vida começa a voltar a rotina e você precisa se ausentar por tempos mais longos do seu bebê? Esse com certeza nao é um momento fácil tanto e que muitos pais tentam suprir com a chupeta. Mas e então, quais são os benefícios e malefícios da chupeta?

Esta fase, é a qual inicia-se o questionamento, ”Será a chupeta uma boa opção para o meu filho?” “Quais são os benefícios e malefícios que aquele itenzinho tão popular na vida dos pais e das crianças do mundo inteiro pode causar? ” Bom, vamos descobrir isso agora!

Benefícios da chupeta

É inegável o quanto uma chupeta pode ser um calmante para o bebê na hora do estresse, e muitos pais optam para tem um pouco de paz e descanso nesse início que pode ser confuso em entender o que o filho realmente quer.

O hábito de sucção comprovadamente acalma as crianças, e quando as mães não podem estar presentes para dar o peito, a chupeta ajuda e serve como uma ação analgésica no bebê, há evidências também de que a chupeta protege contra a síndrome da morte súbita infantil, e um outro ponto é que a chupeta poder dar mais liberdade para a mãe com a independência da criança em relação ao peito.

chupeta vermelha representando os benefícios e malefícios da chupeta

Malefícios da chupeta

A chupeta para bebês pode vir acompanhada de diversos malefícios como, o mau desenvolvimento oral das crianças que utilizam chupeta depois dos dois anos de idade. Por conta da utilização demasiada de chupeta pode ser que a mandíbula cresça menos do que o normal, o que prejudica tanto estética quanto fisiologicamente da criança.

Mordida cruzada, estreitamento da arcada dentária e necessidade de usar aparelho odontologico são comuns naqueles que usaram a chupeta sem pausas.

No entanto, se o uso da chupeta for interrompido antes dos dois anos, mesmo que a mordida já tenha aberto um pouco, haverá uma readequação óssea da mandíbula e do maxilar para o formato adequado”

Odontopediatra, Alin Morais. Apresentadora sobre saúde bucal infantil no Instagram Encantadora de Crianças.
Bebê com chupeta

Chupeta e amamentação

A utilização de chupetas também podem atrapalhar na amamentação, pois os bebês que usam a chupeta sem momentos de pausa podem vir a se sentir satisfeitos com o bico e acabam abandonando o peito da mãe antes do tempo recomendado.

Decorrente disso as mães acabam produzindo menos leite o que pode pode fazer com que a criança ganhe menos peso do que deveria.

Um outro ponto é que ao passar tanto tempo com a chupeta na boca a criança acaba tendo dificuldades de se comunicar, de forma que eles tendem a balbuciar, ao invés de imitar os sons que ouvem dos adultos ou repetir as palavras que os pais tentam ensinar.

“Não existe certo ou errado, mas eles devem conhecer os riscos e receber orientações para tomar uma decisão consciente”.

Luciano Borges Santiago, Presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

A chupeta é um item muito comum dentro das casas das famílias brasileiras a muitos anos, além de ser algo é cultural, nós vimos que exitem benefícios e malefícios da chupeta, o que deixa uma decisão aberta a escolha dos pais.

Uma coisa é certa, independe de qualquer opinião quem realmente sabe o melhor para uma criança são os responsáveis que a acampanha diariamente.

Escola AVIVA

Por isso, nós da Escola de Educação Infantil e BerçárioAVIVA, respeitamos a sua decisão e oferecemos um ambiente no qual a sua escolha está sempre em primeiro lugar.

E agora nós gostaríamos de saber de você, qual é a sua opinião sobre o tema?

A chupeta ajuda ou atrapalha no seu dia a dia com o seu bebê?