Família fazendo atividades em casa.
|

22 Atividades para fazer em casa com as crianças

Entreter as crianças em casa definitivamente não é uma tarefa fácil, mamães e papais precisam se tornar verdadeiros recreadores para propor atividades que possam superar o interesse dos pequenos por celulares, computadores e video games. Vale ressaltar que, além de não serem hábitos saudáveis quando em excesso, essas atividades podem atrapalhar o tempo de qualidade, o desenvolvimento e o contato das crianças com o mundo real.

Neste post, a equipe da Escola Infantil Aviva separou para você 22 atividades que podem ser realizadas em casa, com o objetivo de entreter as crianças, fortalecer o relacionamento dos pais com os filhos, proporcionar tempo de qualidade, desenvolvimento físico e psíquico, além de garantir muita diversão e uma fuga do tédio da melhor forma possível.

Em um mundo onde a tecnologia muitas vezes domina nosso tempo, encontrar maneiras de envolver as crianças em atividades prazerosas e educativas em casa é essencial. Investir tempo de qualidade com os pequenos não apenas fortalece os laços familiares, mas também proporciona inúmeras oportunidades para aprendizado e desenvolvimento.

Confira então as nossas 22 dias de atividades para fazer com as crianças em casa que vão além da tela do computador, celular ou video-game. Boa Leitura!

1. Brinque de desenho maluco

Desenho Maluco é uma brincadeira que usa exatamente daquilo que está em seu nome: desenhos.

Para se divertir com ela você vai precisar de alguns itens bem simples, e que em uma casa com crianças com toda certeza não terá dificuldade em encontrar.

Com lápis de cor e algumas folhas em branco junte a família e então peça para que cada um desenhe uma cabeça no topo da folha.

Feito essa parte cada um irá passar a folha para o próximo, que irá desenhar a próxima parte do corpo, e então assim por diante até chegar aos pés.

Mãe e filha denhando.
O ato de desenhar promove o aprimoramento das habilidades motoras, uma vez que, ao traçar linhas e formas, a criança exercita o controle sobre seus movimentos, simultaneamente desenvolvendo uma percepção espacial mais refinada.

Ao final você terá vários desenhos diferentes, todos feitos de maneira colaborativa pela família e que tem tudo para ser dos mais malucos possíveis.

Vocês podem fazer isso de diversas maneiras, até mesmo usando temas diferentes, e ao final criar um espaço na casa onde podem os pendurar, como um museu de arte da família.

O desenho em si é uma atividade que pode ser feita sempre em grupo, mesmo que cada um faça o seu.

Dessa forma vocês estimulam juntos a criatividade, se divertem ao analisar os desenhos uns dos outros, trocam entre si e depois criam seus próprios murais de obras de arte.

2. Cantinho da leitura para crianças

A leitura é uma das atividades mais poderosas e libertadoras que existe, e isso vale tanto para adultos quanto para as crianças.

Porém, é na mente dos pequenos onde isso demonstra sua maior força e magia, e quando o costume de ler é posto a disposição das crianças desde muito cedo isso facilita muitos pontos da vida adulta delas.

Mas, para que isso ocorra, é preciso que elas tenham a sua disposição livros e estímulos para que se interessem por essa atividade.

Mãe e filha lendo livro.

Para isso é possível criar um espaço dentro de casa onde os livros estejam a disposição delas, confortável e atraente para que elas desejem ir até lá e também permanecer.

Apesar do que muitos possam pensar a leitura não precisa ser uma atividade solitária, especialmente para as crianças de menor idade.

Por isso, os pais podem levar as crianças até esse cantinho de leitura e ler para elas, as ajudando a entrarem no clima dos mundos contados e a desejar saber mais sobre eles.

Além, é claro, de as ajudar a melhorar suas próprias habilidades de leitura, algo que irá às beneficiar inclusive em suas obrigações escolares.

3. Monte um álbum da família

Nos dias de hoje não é preciso muito esforço para marcar em uma foto momentos importantes do dia a dia, existem câmeras em praticamente todos os celulares nos bolsos de adultos e crianças exatamente para isso.

Mas, talvez para muitos, o costume de ter todas elas em uma pasta do celular ou do computador, faça com que não pensemos mais em colocá-las no papel e então as dispor em um álbum.

Montando álbum da família com a criança.
Criar memórias em família é fundamental para fortalecer vinculos para toda a vida da criança.

Uma atividade que era muito comum as famílias a não muito tempo atrás, e que ainda pode ser feita de forma a relembrar momentos importantes ou apenas descontraídos, assim como também os guardar com carinho.

E para tornar esse momento ainda mais especial os álbuns de fotos podem ser montados com as crianças, mostrando a elas momentos, contando histórias e as deixando ver como eram em um passado distante ou não.

4. Cozinhar em família com crianças

A cozinha costuma ser um espaço da casa onde os pais tentam a todo custo deixar as crianças longe, já que pode ser extremamente perigoso para elas.

Mas, desde que feito com supervisão e atenção redobrada dos adultos, esse também é um local que pode dar às crianças algumas de suas melhores lembranças.

Além de ensinar a elas algo que é essencial a todos, especialmente se um dia elas forem morar sozinhas, essa também é uma atividade que tem tudo para ser divertida, tanto aos pequenos quanto aos grandes.

Mãe cozinhando junto com sua filha.
Algo mais divertido e dinâmico

Ensinar como é feita a comida que é servida todos os dias, maneiras seguras de como as fazer e quais os perigos e encantos da cozinha é algo que tem tudo para ser educativo e encantador para as crianças

Assim, elas aprendem não só a importância do cuidado na cozinha, mas também algumas bases do que acontece ali e ainda ganham a oportunidade de ver os adultos em um momento especial e cotidiano.

5. Invente histórias em família

Criatividade é algo que pode ser exercitado, e que quando feito na infância se torna muito mais rico e capaz de transformar a vida de um adulto.

Uma das formas mais comuns de exercitar a criatividade dos pequenos é dar oportunidade para que suas mentes criem e alimentem histórias, e isso pode ser feito de diversas formas.

Uma delas é realmente criando uma história do zero, e para isso existem alguns exercícios que podem ser feitos em grupo.

Como exemplo, você pode reunir a família em uma tarde e dar o gancho inicial de uma narrativa, deixando que cada um a continue.

Contando história para criança.
Ampliar a imaginação das crianças

Cada pessoa pode falar por um determinado tempo, dando continuidade ao que o outro já havia adicionado a história, e assim aumentando mais e mais o universo e os personagens.

Assim, toda a família cria uma narrativa de forma colaborativa, que tem tudo para ajudar crianças e adultos não só a exercitarem a criatividade, mas também a se divertirem juntos.

6. Ensine a história da família através de uma árvore genealógica

Ainda na ideia de relembrar, contar mais sobre a família para as crianças e também guardar memórias, os pais podem ajudar as crianças a montar uma árvore genealógica da família.

Isso pode ser feito através de fotos, desenhos ou montagens, ou então usando todas as alternativas anteriores.

Caso a família more com os avós, por exemplo, será interessante ver as crianças escutando velhas histórias dos mais velhos, mas isso pode ser feito mesmo que através apenas dos pais.

Com isso elas conhecem mais sobre a própria família, podendo fazer isso enquanto montam a árvore que pode ser colocada em algum ponto da casa como uma lembrança dessas pessoas e histórias.

Uma boa maneira de ensinar as crianças mais sobre seus parentes, ajudar aos adultos a relembrar deles e também gastar algum tempo fazendo algo divertido.

7. Competição de aviãozinho

Criar objetos com papel é algo extremamente divertido, e que ajuda bastante na coordenação motora de qualquer criança.

Além de ensinar algo que era bem comum as crianças de antigamente, os pais também podem criar uma competição com e entre os filhos, tudo feito de forma a ser divertido.

Criança segurando avião de papel.
Além de fazer o avião, é fazer uma competição em seguida

Para ensinar a fazer o aviãozinho, ou até mesmo aprender, caso os adultos também não saibam, existem vários tutoriais pela internet, tanto em imagem quanto em vídeo.

A família pode se reunir para confeccionar os mais diversos aviõezinhos, em cores e tamanhos diversificados, e depois usar suas criações em competições sobre altura, distância e velocidade.

Tudo com o espírito esportivo e as risadas valendo mais do que a vitória, enquanto adultos e crianças se divertem.

8. Brinque de ensaio fotográfico

Para montar um álbum primeiro é preciso ter as fotos, então por que não deixar que as crianças criem e participem elas mesmas da criação de ensaios fotográficos?

Hoje em dia são vários os celulares que possuem ótimas câmeras, o que facilita bastante para qualquer fotógrafo, por mais iniciante que ele seja.

Família tirando foto.
Instiga crianças a ser ligada mais na arte

Para tornar a atividade mais divertida a família pode montar cenários, usando de lençóis e acessórios da própria casa, criando fantasias com o que possuem a disposição e dando a chance das crianças inovarem em seus personagens.

Elas podem tanto se caracterizar como seus personagens favoritos quanto criar os seus próprios, enquanto os pais entram de cabeça ou não na caracterização junto a eles.

Depois é só apostar nas mais diversas poses, aproveitando dos cenários e fantasias para dar asas a imaginação de todos os envolvidos.

Por fim, esses ensaios podem inclusive ser o material para o item 3 desta lista, dando mais alguns álbuns para a família revisitar em anos futuros.

9. Fazer e brincar com slime

A essa altura todo adulto que tenha crianças em casa, ou algum contato com elas, já deve ter ouvido falar do slime.

Essa massa gelatinosa, que também já foi conhecida como amoeba, se tornou uma brincadeira popular entre os pequenos.

Ela nada mais é do que uma massa que pode ter diversas cores, que as crianças usam para brincar, mas que também pode ter alguns usos úteis aos adultos.

Como aqui estamos falando sobre atividades para distrair os pequenos vamos nos focar em sua função de brinquedo, algo que sempre interessa a crianças, especialmente as menores.

Crianças brincando com slime.
Hoje em dia, os slimes estão sendo o brinquedo preferido

O slime também ficou bem popular devido aos diversos vídeos no YouTube e tutoriais em sites de como o fazer em casa, algo que os adultos podem se aproveitar para tornar essa uma experiência ainda mais completa.

Adultos e crianças, até para que exista uma supervisão da segurança durante a produção, podem se unir para confeccionar o slime e então depois brincar juntos com ele.

10. Jogo da memória especial

O jogo da memória já é um velho conhecido, existindo vários tipos, e nos dias de hoje até mesmo aplicativos de celular que os recriam nas telas.

Então, para deixar essa brincadeira com uma cara nova e mais pessoal para as crianças, uma dica é usar de objetos já conhecidos a elas.

Você pode tirar fotos de alguns dos brinquedos favoritos das crianças, ou objetos bem conhecidos da casa, os imprimir e assim criar suas próprias cartas para a brincadeira.

Depois disso é só explicar as regras aos pequenos e então se divertirem todos juntos em uma brincadeira que pode até ser simples, mas não deixa de ser bem divertida. Especialmente feita em família.

11. Leite Psicodélico

O leite psicodélico é uma experiência bem simples, mas também bem divertida, e que pode facilmente ser feita dentro de casa.

Usando de leite, detergente e alguns corantes de cores diversas você convida a criança para uma brincadeira onde mostrará a ela cores e formas diferentes.

Essa é uma atividade que costuma ser usada nas escolas, e que serve para explicar conteúdos sobre a polaridade e solubilidade, algo que também pode ser ensinado dentro de casa se desejar.

No YouTube e em diversos sites que podem ser facilmente encontrados por uma pesquisa rápida no Google, assim como no caso do slime, existem vários conteúdos que explicam como fazer essa experiência.

Neles é explicado também porque a reação ocorre, mas mesmo sem isso a atividade acaba sendo divertida apenas pela parte visual, que além de bela tem tudo para captar o interesse das crianças e às encantar.

12. Fantoches de meias

Os fantoches de meias são mais uma ferramenta que ajudam a estimular a imaginação, tanto de adultos quanto de crianças.

Eles são extremamente simples de fazer, sendo necessário algumas meias velhas e itens como botões ou canetinhas e tintas para os customizar.

Cada integrante da família pode criar seu próprio elenco, baseado nas histórias que quer contar.

Criança brincando com fantoche.

Para tornar a experiência ainda mais divertida se pode criar também um ‘teatro’, usando de uma caixa de papelão velha ou um cenário criado com lençóis.

Cenário e atores prontos é só colocar a mente para trabalhar, permitindo que adultos e crianças encenem suas histórias épicas como bem quiserem, enquanto a platéia se diverte e avalia o quão boa as histórias são.

13. Brinquedos de papelão para crianças

Todo mundo acaba tendo algumas caixas de papelão em casa, sejam jogadas em algum canto sem qualquer utilidade ou para guardar alguns itens.

A dica da vez é resgatar todas que tiver a disposição e as usar para criar brinquedos, mas fazendo isso enquanto ensina e deixa as crianças criarem cada item com os adultos.

Eles podem ser o cenário do teatro de fantoches ou do ensaio fotográfico, ou até foguetes, tiaras de príncipes e princesas, bonecas, chapéus, braceletes de super heróis, antenas de animais e tantos outros.

Criança lendo dentro de caixa de papelão.

Existem uma infinidade de opções, e elas podem ser escolhidas ou adaptadas de acordo com os próprios interesses das crianças.

Elas gostam de carrinhos? Então procure um tutorial de como fazer carrinhos com papelão! Gostam de bonecas? Então essa será uma excelente opção.

A variedade permite que essa seja uma brincadeira que possa ser feita várias vezes, e para complementar o próprio papelão pode deixar a disposição das crianças canetinhas, tintas e lápis de colorir para que elas façam as mais variadas obras de arte infantis.

14. Acampamento

Quando pensamos em acampar é natural que imaginemos trilhas, florestas, praias ou qualquer outro cenário da natureza ao ar livre.

Em tempos de pandemia sair de casa não é o mais recomendado, e talvez, se você mora em uma cidade grande, mesmo em tempos mais comuns essa não seja uma atividade muito fácil de ser feita.

Mas com um pouco de criatividade nada é impossível, e quando se é criança a sala ou o quintal podem ser os cenários perfeitos para uma grande aventura.

Por isso, não deixe que o local impeça os adultos de dar essa experiência as crianças.

Criança brincando de acampar na sala de casa.
Não tem nada melhor que acampar em casa

Com ajuda de alguns lençóis e muita animação tanto a sala ou o quarto podem se tornar uma grande e perigosa floresta.

Se você tiver em casa um quintal será ainda melhor, e poderá deitar no gramado para observar as estrelas com as crianças e quem sabe esperar por uma estrela cadente.

Junte a isso algumas comidinhas especiais, muitas almofadas e algumas brincadeiras e é certo que a família toda tenha uma noite bem divertida e que ficará nas lembranças de todos.

15. Banco imobiliário

Quem é adulto nos dias de hoje com toda certeza deve ter brincado ou sonhado em brincar com alguns jogos de tabuleiro bem famosos dos anos 80, 90 e 2000.

Talvez o mais popular deles seja o Banco Imobiliário, que fez parte da infância de muitos pais de hoje em dia.

Como jogar banco imobiliário.
Aprenda como jogar banco imobiliário. Conheças as principais regras.

Apesar de ser algo bem presente nas lembranças afetivas dos adultos muitas crianças de hoje, tão acostumadas a tecnologia, talvez nunca tenham tido contato com essa brincadeira.

Por isso, cabe aos mais velhos apresentarem algumas atividades que eram comuns a eles quando mais novos, entre eles jogos de tabuleiro como o banco imobiliário.

Além dele ser um jogo divertido é também algo para ser jogado de duas a seis pessoas, o que faz com que todos na casa possam brincar juntos.

16. Telefone sem fio com crianças

O telefone sem fio é outra brincadeira bem clássica da infância dos adultos de hoje, mas que talvez as crianças não conheçam tão bem assim.

Extremamente simples ele só precisa que todos se sentem em círculo. Daí em diante alguém irá escolher uma mensagem, que seja passada de um para o outro através de sussurros.

Ao final, o último a receber a mensagem a dirá em voz alta e então o primeiro dirá se ela é a mesma que foi dita no começo ou não.

17. Quem sou eu?

Ainda no mesmo clima do item anterior essa também é uma brincadeira bem simples, mas ao mesmo tempo que pode ser ainda mais divertida do que a anterior.

No caso dessa será preciso alguns pedaços de papel, lápis e algo que ajude a grudar a folha na testa de cada um, enquanto todos se sentam em um círculo.

Cada um irá escolher um personagem, de acordo com um tema já decidido ou não, e então irá colar o personagem na testa da pessoa que está a sua direita.

Depois disso, de forma ordenada, todos vão brincar de serem detetives, tentando adivinhar quem ‘eles são’ através de perguntas como “Sou mulher?” ou “Sou um desenho animado?”.

18. Piquenique

Mais uma atividade que quando citada sempre faz lembrar de um passeio a céu aberto, mas que com algumas adaptações pode ser feita dentro de casa ou no quintal.

Para isso basta apenas criar o cenário perfeito, com direito a uma toalha no chão da sala ou no gramado do lado de fora.

Piquenique em família nas férias.
Quem não gosta de comer umas guloseimas?!

Os adultos podem levar as crianças a cozinha para preparar lanches e doces que serão degustados durante o piquenique, inclusive montando suas cestas com tudo aquilo que iriam precisar em um piquenique em um parque.

Depois disso é só se sentar e aproveitar das companhias, comidas e do clima de descontração. Sendo que nada impede algumas brincadeiras depois de saciada a fome.

19. Memória dos objetos

A memória dos objetos é algo que ajuda, além de divertir e ocupar tempo, a exercitar a memória das crianças e também, porque não, dos adultos.

Para ela será preciso pouca coisa: escolha alguns objetos da casa e deixe que a criança os observe por algum tempo.

Depois disso peça que ela se vire ou feche os olhos e então tire um dos objetos, e quando ela voltar a olhar pergunte qual ou quais objetos foram retirados.

Você pode fazer isso também em cômodos da casa, deixando que a crianças os observem por algum tempo e então depois retirando algo dali e pedindo para que ela lhe diga o que foi.

Para deixar que todos participem faça a brincadeira em turnos, e depois que as crianças entenderem bem as regras entre você também na brincadeira.

20. Passa anel com crianças

Mais uma opção para ser feita enquanto a família senta em círculo no chão da sala, do quarto ou mesmo no quintal.

Extremamente simples de ser feito para o passa anel será preciso apenas de um anel, ou qualquer outro objeto tão pequeno quanto.

Depois disso uma das crianças ficará no meio do círculo e irá passar as mãos, fechadas, por dentro das mãos de todos que estiverem ali, fazendo seu papel de ‘passador’.

A ideia é que em algum ponto ele realmente deixe o anel nas mãos de alguém.

Por fim, depois de passar por todos do círculo, ele pergunta a outro jogador com quem está o anel.

Se a pessoa acertar eles trocam de lugar, caso não acerte então o procedimento se repete novamente.

21. Teatro com as crianças

A atuação já foi citada antes nessa lista, mas aqui a ideia é que os integrantes da família realmente se tornem os atores de uma incrível peça de teatro, que pode ser feita no meio da sala e com ajuda de alguns cenários e figurinos feitos dentro de casa mesmo.

Brincando de teatro em casa.

Para isso os moradores podem tanto escolher uma das histórias favoritas das crianças, dos adultos, ou criarem suas próprias narrativas.

O importante é que eles caiam de cabeça em seus papéis, realmente brincando de teatro e deixando a imaginação e as risadas correr solta pelo ambiente.

22. Mímica com crianças

Cada integrante da família pode escolher um ou alguns personagens, sejam de desenhos animados, filmes, livros ou quadrinhos.

Todos eles devem ser escritos em pedaços de papel e colocados em uma caixa, para então serem sorteados.

De acordo com o nome que pegou quem o sorteou deverá fazer com que os outros digam quem é, mas para isso ele não pode falar nada, apenas gesticular.

Uma atividade bem simples e que precisa de pouca coisa, mas que tem tudo para render momentos memoráveis, cheios de caretas, gestos e risadas.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.

Por isso, buscamos proporcionar um ambiente seguro para construção de habilidades sociais e emocionais que serão necessárias para a formação de uma criança mais confiante com diversas atividades como balé, judô, natação e um programa bilíngue completo.

Agende hoje sua visita e venha se encantar com um mundo novo que preparamos especialmente para o seu filho.

Stories