PODE COMEÇAR A INTRODUÇÃO ALIMENTAR COM 5 MESES?

A introdução alimentar é uma fase crucial no desenvolvimento do bebê, e a orientação dos profissionais de saúde é geralmente iniciar por volta dos 6 meses de idade. Até então, o leite materno ou a fórmula infantil fornecem todos os nutrientes essenciais para o crescimento saudável do bebê.

A recomendação de esperar até os 6 meses baseia-se em vários fatores, incluindo o desenvolvimento neuromuscular e gastrointestinal do bebê.

Nesse estágio, a criança geralmente já adquiriu as habilidades motoras necessárias para começar a ingerir alimentos sólidos, como sentar-se sem apoio e mostrar interesse pelos alimentos.

Iniciar a introdução alimentar antes dos 6 meses pode aumentar o risco de complicações, como alergias alimentares e problemas digestivos.

Além disso, o sistema digestivo do bebê pode não estar totalmente pronto para processar alimentos sólidos antes dessa idade.

Portanto, é fundamental seguir as orientações do pediatra ou de profissionais de saúde, que avaliarão o desenvolvimento individual de cada bebê e fornecerão orientações personalizadas sobre o momento adequado para começar a introdução alimentar.

Na AVIVA,  as crianças           aprendem por meio de projetos. A sua construção, envolve o professor, a criança, o espaço, as formas e a imaginação.

BERÇÁRIO E ESCOLA INFANTIL - AVIVA

Como é o desenvolvimento de um bebê de 5 meses?

Um bebê com 5 meses de vida já reconhece melhor a voz, a aparência e o olhar dos pais, responsáveis e familiares mais próximos. Assim, interage com eles através de sorrisos e ruídos feitos com a boca.

A partir do quinto mês, o bebê também passa a equilibrar melhor a cabeça e o tronco, sendo possível se apoiar nas mãos para rolar e se arrastar. Devido à melhor postura, começa a se sentar sem precisar necessariamente de apoio.

Consegue segurar melhor os objetos e brinquedos com as mãos, e é comum que os leve até a boca, por curiosidade. Essa é a forma do bebê explorar o mundo à sua volta.

Ainda que a criança nessa idade já comece a demonstrar alguns sinais de desenvolvimento e relativa independência, sua alimentação deve ser feita exclusivamente com leite materno e sob livre demanda (quando o bebê quiser mamar).

O leite materno é o único alimento necessário para bebês de até 6 meses de idade, pois fornece todos os nutrientes e água que ele precisa para se desenvolver. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusiva até os 6 meses e, quando possível, que o leite materno complemente a alimentação do bebê até os 2 anos ou mais.

BERÇÁRIO E ESCOLA INFANTIL

Segurança, Ensino e Diversão para crianças de 6 meses até 5 anos.

A introdução alimentar precoce oferece riscos?

Muitos profissionais da área da saúde infantil do Brasil e do mundo alertam para as evidências de que a introdução alimentar realizada antes dos seis meses pode oferecer riscos à saúde da criança. Portanto, essa prática, se feita antes do tempo, pode ser prejudicial.

Um dos principais problemas de oferecer outros alimentos a um bebê que ainda não completou 6 meses de vida está relacionado ao desmame precoce, que pode prejudicar as funções de mastigação, deglutição, respiração e articulação dos sons da fala.

Além disso, o leite materno é muito eficaz em proteger o bebê contra doenças do trato gastrointestinal, como alergias, irritações e infecções. Inserir na dieta da criança outros alimentos antes que ela chegue ao sexto mês pode comprometer essa proteção e acarretar esses e outros problemas de saúde, devido ao risco de contaminação e exposição de alimentos.

Além dos problemas intestinais, a introdução alimentar precoce também pode favorecer um quadro de sobrepeso e causar desequilíbrio na atividade de funções fisiológicas básicas, como resistência à insulina, metabolismo do colesterol, pressão arterial, saúde óssea e imunológica.

BERÇÁRIO E ESCOLA INFANTIL

Segurança, Ensino e Diversão para crianças de 6 meses até 5 anos.