Como tirar a chupeta da criança sem causar traumas?

O momento de retirar a chupeta da criança é um desafio, principalmente se considerarmos as razões pelas quais oferecemos o objeto aos nossos filhos.

A transição da chupeta é um marco emocional tanto para os pais quanto para as crianças, marcando o fim de uma fase e o início de uma nova jornada rumo ao desenvolvimento infantil.

A chupeta, inicialmente introduzida como uma resposta à necessidade de sucção dos recém-nascidos, torna-se, com o tempo, um companheiro reconfortante e familiar.

No entanto, o desafio surge quando chega o momento de retirar esse objeto de consolo. A seguir, exploraremos estratégias e considerações essenciais sobre como abordar delicadamente o processo de despedida da chupeta, promovendo uma transição suave e positiva para pais e filhos.

Na AVIVA,  as crianças           aprendem por meio de projetos. A sua construção, envolve o professor, a criança, o espaço, as formas e a imaginação.

BERÇÁRIO E ESCOLA INFANTIL - AVIVA

Crianças acima de 2 anos já têm capacidade de compreender quase tudo o que os adultos falam, e conversar com eles a respeito da chupeta pode ser uma ótima forma de iniciar o processo. Explique que chupar chupeta pode fazer os dentinhos ficarem tortos e atrapalhar na hora de comer - levando em conta que a chupeta é um dos grandes vilões de problemas de mastigação.

1. Converse com o pequeno

Embora a grande maioria não vá entender logo de começo, você pode manter uma conversa gradual diariamente para que ele comece a compreender como o item pode fazer mal.

É comum vermos crianças que usam chupeta durante todo o dia, e uma forma mais simples de começar a tirá-la do pequeno é estabelecer um horário em que ele poderá usar a chupeta, como, por exemplo, deixá-lo chupar a chupeta apenas para dormir.

2. Estabeleça um horário de uso da chupeta

A chupeta nada mais é do que uma forma de conforto, e tirá-la toda de uma vez sem oferecer nada em troca fará com que a criança se sinta desamparada. Para evitar esse trauma, tente trocar a chupeta por algo que transmita conforto e segurança para o pequeno, como cantar uma música antes de dormir, fazer carinho no cabelo e até mesmo oferecer bichinhos para ele abraçar.

3. Substitua a chupeta por outro conforto

Se você estabeleceu que seu filho vai usar chupeta apenas durante a noite, evite deixá-la na boca da criança durante toda a noite para que ela não mantenha a sucção durante todo o período do sono, o que fará com que ela vá desapegando gradualmente do hábito de sugar algo enquanto dorme.

4. Tire a chupeta durante a noite

Um erro comum na hora de tirar a chupeta da criança é tirar de forma brusca, de um dia para o outro. Como mencionado antes, isso fará com que ela se sinta completamente desamparada, criando traumas e dificultando ainda mais o processo.

5. Nunca tire a chupeta de forma brusca

A retirada do hábito deve ser gradual de forma que não traumatize o pequeno, e que ele largue sozinho sem nem se dar conta. É importante que você respeite o tempo da criança e não force-o a deixar a chupeta, explicando sempre porque ele deve deixar de usar a chupeta e enfatizando como ele já está grande e como não precisa mais dela.

Quanto menor o bebê, mais fácil será retirar a chupeta, já que o hábito não está 100% formado. Durante a fase dos 0 aos 12 meses, é mais fácil distrair o bebê com outras coisas e criar novos hábitos que não prejudicam a saúde, como abraçar um paninho ou bichinho para dormir.

6. Tire antes dos dois anos de idade

Ao invés de oferecer uma troca definitiva, sugira trocas esporádicas do tipo “Por que você não me dá a chupeta hoje à noite e a gente forma com seu bichinho de pelúcia? Ele está com medo de dormir sozinho e precisa que alguém o abrace para que ele consiga dormir”.

7. Sugira trocas esporádicas

Faça isso uma vez por semana e depois com mais frequência, criando sempre uma história e um cenário lúdico para que a criança fique interessada em dormir com o bichinho. Você pode até mesmo falar que como seu filho já está grande e não precisa mais de chupeta, e que ele poderia emprestá-la para o bichinho de pelúcia durante a noite.

Embora algumas crianças passem a primeira noite sem chupeta normalmente e nem sequer acordem, outras podem estranhar a primeira noite sem o item e acabar acordando pela madrugada, o que é completamente normal.

8. Esteja pronta para a primeira noite sem chupeta

Se isso acontecer, ofereça um abraço e o colo para o pequeno, para que ele entenda que embora não esteja com a chupeta, você pode oferecer carinho e conforto a hora que ele precisar. Caso ele insista muito, entregue a chupeta e aguarde uma semana para sugerir que ele durma sem o item novamente.

É muito comum ouvirmos que cada criança tem seu tempo e que devemos respeitá-lo e isso é algo muito importante no processo de criação e educação. E o mesmo conceito se aplica na hora de tirar a chupeta da criança.

9. Espere o momento certo

Converse com seu filho e tire a chupeta quando ele se demonstrar pronto e receptivo a essa nova fase, e lembre-se que esse processo de transição pode levar mais de meses para se concretizar, especialmente se a criança tiver mais de 2 anos. Caso ele se demonstre muito resistente, não o force a deixar a chupeta e continue conversando e sugerindo as trocas, até que ele entenda que é hora de deixar esse hábito para trás.

É muito comum ouvirmos que uma vez que a criança larga a chupeta, não devemos devolver caso ela peça. No entanto, é importante ter em mente que todo processo de transição envolve idas e vindas, como também acontece com o desfralde, e você deve sempre respeitar o momento da criança.

10. Depois que tirar a chupeta não posso devolver?

Caso ela queira voltar a chupar chupeta depois de alguns meses, dê o item novamente e continue conversando, até que ela se convença de que não precisa mais dela para dormir.

BERÇÁRIO E ESCOLA INFANTIL

Segurança, Ensino e Diversão para crianças de 6 meses até 5 anos.