Os bebês geralmente começam a andar por volta dos 12 meses, mas podem dar os primeiros passos aos 10 meses. Eles mostram sinais antes de andar, e reconhecer esses sinais ajuda no processo.

Cada bebê tem seu próprio ritmo; alguns andam aos 12 meses, outros aos 18 meses. Não compare seu filho com outros bebês. Procure ajuda médica se ele não andar após 18 meses. Continue estimulando seu filho e deixe-o desenvolver-se no próprio tempo, evitando traumas e medos.

BERÇÁRIO E ESCOLA INFANTIL

Segurança, Ensino e Diversão para crianças de 6 meses até 5 anos.

Sinais de que um bebê vai andar logo

Os sinais de que o bebê está prestes a dar os primeiros passos incluem agachar-se, pular, e tentar ficar em pé.

Seta

Quando o bebê começa a experimentar diferentes posições, como se estivesse "pronto para a largada", ele demonstra um estágio fascinante de desenvolvimento motor. Essa exploração ativa indica crescente consciência corporal e desejo de se movimentar mais dinamicamente, aprimorando habilidades motoras, testando o equilíbrio e preparando-se para os primeiros passos.

1. Experimentar diferentes posições

Quando um bebê consegue ficar em pé sozinho por breves momentos, é um marco significativo em seu desenvolvimento motor. Isso mostra evolução nos músculos das pernas e crescente confiança em sustentar seu peso, indicando força suficiente nas pernas e tronco para levantar-se sem apoio.

2. Ficar em pé sozinho por curtos períodos

Quando observamos o bebê agachando-se e pulando, estamos testemunhando um aspecto crucial do seu desenvolvimento motor. Este comportamento não apenas demonstra uma busca ativa pela posição vertical, mas também reflete a evolução dos músculos das pernas, essenciais para sustentar o corpo durante os primeiros passos.

3. Agachar-se e pular

Um grande indício de que o bebê está prestes a andar é quando ele começa a passar por cima de obstáculos, como brinquedos ou objetos, enquanto engatinha ou se apoia em móveis. Nessa fase, ele fortalece a musculatura das pernas e logo conseguirá suportar o peso sem apoio.

4. Passar sob obstáculos

Quando o bebê está aprendendo novas habilidades ou nascendo dentes, ele pode mudar o padrão de sono, alimentação e ficar mais manhoso. Isso ocorre porque o desenvolvimento, como aprender a andar, faz o cérebro trabalhar mais, deixando-o menos tolerante a fatores externos.

5. Mudança no padrão de sono, alimentação e choro

Se o seu bebê sempre se impulsiona para frente quando você o coloca de pé como se ele quisesse mesmo começar a andar, significa que logo ele dará seus primeiros passos e que está curioso para desenvolver novas habilidades.

6. Se impulsiona para frente

Quando a criança já consegue andar segurando a mão de um adulto, é um grande indício de que suas habilidades para começar a andar sozinha já estão bem avançadas, inclusive para evitar tantos tropeços.

7. Consegue andar segurando a mão

Um sinal de que seu bebê está prestes a andar é quando ele começa a subir em sofás, cadeiras e camas. Isso indica maior confiança e segurança para tentar novos movimentos. Escalar móveis ajuda o bebê a reconhecer suas habilidades e se preparar para andar de forma independente.

8. Começar a subir no sofá ou cadeiras

Por volta dos 9 meses, os bebês começam a andar apoiados nos móveis e nas paredes. Essa fase é crucial para desenvolver equilíbrio e passos, ajudando a evitar tropeços e quedas comuns nos primeiros meses de aprendizado.

9. Anda apoiado nos móveis ou parede

Quando o bebê começa a ficar em pé sem apoio, está desenvolvendo habilidades de equilíbrio e logo dará os primeiros passos. Ele pode ensaiar dar passos, mas logo cai ou se senta. Chame-o ou ofereça um brinquedo para incentivá-lo a andar.

10. Fica em pé sem apoio

BERÇÁRIO E ESCOLA INFANTIL

Segurança, Ensino e Diversão para crianças de 6 meses até 5 anos.