Durante o desfralde, muitas mães relatam que os pequenos fazem xixi no sofá após dias de sucesso no banheiro, temendo uma regressão. Será que isso é normal? Continue lendo para entender!

Saiba que o desfralde pode levar meses, e algumas crianças só são completamente desfraldadas após 6 meses. Se iniciado no tempo errado, o processo pode demorar ainda mais.

Para ajudar a entender se é normal regredir no desfralde, a Escola Aviva preparou este conteúdo com orientações para mães e pais.

O que é considerado regredir no desfralde?

Escapes de xixi ou coco no sofá ou chão não são sinais de regressão e são comuns, mesmo após um ano sem fraldas, especialmente durante brincadeiras.

Escapes frequentes, mais de uma vez ao dia, podem indicar que a criança não está pronta para deixar as fraldas.

A regressão real ocorre quando a criança volta a usar fraldas por não controlar o xixi e coco, com escapes frequentes ao longo do dia.

Isso é normal e não significa que o desfralde não terá sucesso. Pode indicar que o processo começou cedo demais. Após alguns dias usando fraldas, muitas crianças pedem para ficar sem, percebendo que é mais confortável.

Observe os sinais e tente novamente quando a criança estiver pronta, sabendo que algum tipo de regressão é normal ao longo dos meses.

BERÇÁRIO E ESCOLA INFANTIL

Segurança, Ensino e Diversão para crianças de 6 meses até 5 anos.

Como saber se é escape ou regressão?

Durante o desfralde, a criança que gosta de fazer xixi no lugar certo e se envergonha com escapes está progredindo bem. Se ela não se incomoda e faz xixi fora do troninho mais de uma vez por dia, ainda não está pronta para o desfralde.

Como seu filho faz xixi?

Até 3 acidentes por semana são normais durante o desfralde e não indicam regressão. No entanto, se os escapes ocorrem diariamente por um mês, isso pode ser considerado uma regressão no processo.

Quantas vezes acontecem acidentes?

Por que meu filho pode regredir no desfralde?

As novas alterações na rotina dos bebês deixam o pequeno nervoso e influenciam diretamente no desfralde. Brigas em casa, separação, viagens, escola nova, mudança de casa etc, são exemplos de situações que podem atrapalhar muito esse processo.

Nervoso

Algumas crianças ficam tão animadas com o desfralde que acabam tendo escapes de xixi por não conseguirem controlar ou ignorarem a vontade. Fique atenta a sinais como apertar as pernas ou colocar as mãos nas partes íntimas e leve-o ao banheiro.

Excitação

Crianças que já estão há algum tempo sem fralda ainda podem deixar xixi escapar por estarem cansadas demais depois de um dia com muitas brincadeiras.

Cansaço

Alguns bebês não sabem expressar a vontade de ir ao banheiro e têm medo do troninho, desenvolvendo aversão. Os pais devem manter a comunicação clara, explicando que ali é o lugar certo para as necessidades, e tentar entender o motivo da resistência.

Falta de comunicação

Durante o desfralde, não force a criança a usar o banheiro, pois isso pode causar regressão e trauma. Isso pode levar a criança a parar de pedir para ir ao banheiro, fazer as necessidades no lugar errado ou até segurar o xixi, causando problemas de saúde.

Pressão dos pais

BERÇÁRIO E ESCOLA INFANTIL

Segurança, Ensino e Diversão para crianças de 6 meses até 5 anos.