DESFRALDE

Quando iniciar o desfralde? Tem idade certa? Desfralde com 1, 2 ou 3 anos? Entenda aqui!

O desfralde é um marco significativo no desenvolvimento da criança, gerando dúvidas e mitos. A Escola Aviva elaborou este conteúdo para orientar esse processo delicado.

A transição das fraldas para o banheiro varia de criança para criança, exigindo paciência. Na Aviva, priorizamos um desfralde onde a criança seja protagonista, promovendo autonomia e evitando traumas.

Nosso conteúdo reflete essa abordagem individual, respeitando a singularidade de cada criança e família, sem realizar o desfralde de forma coletiva na escola.

Qual a melhor idade para o desfralde?

Conforme informações da Sociedade Brasileira de Pediatria, por volta dos 2 ou 3 anos, algumas crianças começam a mostrar interesse no treinamento do controle intestinal e urinário. Esse desenvolvimento está ligado ao amadurecimento neurológico, um processo que não pode ser apressado.

Não há uma idade fixa para o desfralde, pois cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Enquanto algumas crianças abandonam as fraldas aos 1 ano e meio, outras podem começar a usar o penico aos 4 anos, e isso não indica atraso no desenvolvimento.

Como saber quando meu bebê está pronto para desfraldar?

Sinais de prontidão para o desfralde incluem: avisar quando vão fazer xixi ou cocô, solicitar a troca da fralda após urinar, conseguir segurar por mais de 2 horas, demonstrar nojo ou estranheza com as fezes ou urina, agachar para fazer suas necessidades, esconder-se para fazê-las, mostrar desconforto com a fralda molhada, apontar para o penico ou vaso sanitário, e apontar para as partes íntimas quando precisam ir ao banheiro.

Desfralde diurno x desfralde noturno

O desfralde do seu filho(a) mostra diferenças notáveis entre o dia e a noite, demandando habilidades distintas. O desfralde diurno é geralmente mais fácil, pois a criança está consciente, facilitando avisos e controle.

Por outro lado, o desfralde noturno é desafiador e mais demorado, já que ocorre durante o sono, exigindo maior desenvolvimento neurológico e condicionamento muscular. A escola desempenha um papel importante, estabelecendo rotinas que facilitam o processo, sem se referir ao desfralde coletivo.

Observadoras, as crianças podem sentir a necessidade de abandonar as fraldas ao perceberem colegas fazendo o mesmo, mas é crucial evitar comparações que possam constrangê-las. O desfralde diurno, quando a criança está pronta, dura geralmente de um a dois meses, com possíveis contratempos.

O desfralde noturno é mais demorado, variando de seis meses a um ano, a partir do momento em que a criança acorda com a fralda seca.

Como preparar o banheiro para o desfralde?

Como ciatamos no inicio do texto, o desfralde é uma fasse de transição muito importante na vida das criança, é sem dúviddas, o primeiro passo para a autonomia. Neste momento, exercitar o dialogo é fundamental para evitar traumas ou situações ruins.

O primeiro passo é começar a explicar que a criança está crescendo e que agora ela já pode começar a usar o banheiro como o papai, a mamãe e o irmão fazem. Explique de forma carinhosa que é normal começar a usar o banheiro, mas que ela não precisa tirar a fralda nesse primeiro momento.

Sempre que sentir vontade, ela pode usar a privada ou o troninho. Dessa forma, a criança vai compreendendo sem ser forçada de uma hora para outra, e, principalmente, vai aprendendo no seu próprio tempo.

Nesse processo, que pode ser demorado, tente não perder a paciência, jamais faça comentários prejudiciais para a criança ou comparações; tudo isso pode atrasar significativamente o progresso.

Tem diferença no desfralde para meninos e para meninas?

Embora não haja uma explicação científica específica, o processo de desfralde geralmente ocorre de maneira mais rápida para as meninas. Isso se deve ao fato de que as meninas tendem a apresentar um amadurecimento psicológico mais precoce.

Por outro lado, os meninos geralmente levam um pouco mais de tempo para abandonar as fraldas, e neles, a incidência de enurese noturna, conhecida como “xixi na cama” durante a noite, também é mais frequente.

BERÇÁRIO E ESCOLA INFANTIL

Segurança, Ensino e Diversão para crianças de 6 meses até 5 anos.