Utensílios Necessários para iniciar a Introdução Alimentar
Cadeirão
O famoso “cadeirão” é uma opção ótima e tradicional, mas normalmente ocupa muito espaço.
Quem mora em casa ou apartamento pequeno, pode escolher opções melhores, como as cadeirinhas portáteis, que são amarradas a uma cadeira comum.
Babador
Se você optar pelo babador de silicone, que é mais fácil de limpar, você não precisará de tantos, mas se você preferir os de tecido
É interessante ter uma quantidade maior disponível, já que eles ficam sujos rapidamente e precisam ser lavados. Nesse caso, garanta pelo menos um babador por refeição.
Pratinhos
Como o bebê terá contato direto e frequente com esse tipo de utensílio, o ideal é utilizar pratos de plástico, inox ou bambu, que são mais resistentes a impactos e quedas.
Prefira os pratos mais fundos, do tipo cumbuca, que evitam muita sujeira.
Há diversas opções de pratos com divisória, que são muito práticos, principalmente no momento da introdução alimentar, já que o ideal é separar os alimentos para reconhecimento da criança.
Talheres
Durante as primeiras semanas de introdução alimentar, o ideal é usar apenas uma colher de silicone simples.
Esse material é macio e flexível, não tem o risco de machucar a criança, são confortáveis de segurar e ainda ajudam a prevenir engasgos.
Copos
A colher dosadora também é uma opção interessante de ter em casa. Esse modelo consiste em uma colher acoplada a uma garrafa, onde os pais podem colocar a papinha.
Os modelos de copos de treinamento e de copos 360 tornam o manuseio mais fácil e reduzem as chances de sujeira. Podem ser com ou sem alças.
Os copos de transição também são uma boa pedida: esse modelo possui um bico com formato ideal para facilitar a transição gradual do seio ou da mamadeira para o copo comum.
Recipientes
Para facilitar, procure por potes pequenos, de preferência de vidro, para facilitar o porcionamento e também o descongelamento desses itens.