Seu bebê de 4 meses está demonstrando interesse por comida? Sabe o que ele pode comer nessa idade? Este tema é controverso e pode gerar confusões, exigindo avaliação cuidadosa.

Antes de abordarmos o tema, é crucial saber que a introdução de alimentos sólidos geralmente é recomendada apenas a partir dos 6 meses, e em alguns casos específicos, aos 5 meses.

Até lá, a amamentação ou fórmula infantil são suficientes para as necessidades nutricionais do bebê. Introduzir sólidos antes dos 6 meses pode aumentar o risco de problemas digestivos e alergias.

Até lá, a amamentação ou fórmula infantil são suficientes para as necessidades nutricionais do bebê. Introduzir sólidos antes dos 6 meses pode aumentar o risco de problemas digestivos e alergias.

Médica Pediatra, Dra. Luciana Fagundes

"

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam começar a introdução alimentar aos seis meses, pois é quando o sistema digestivo do bebê está mais desenvolvido e pronto para novos alimentos.

Embora a introdução alimentar deva começar aos 6 meses, especialistas indicam que mamães que voltam ao trabalho aos 4 meses podem oferecer frutinhas precocemente, mas só com orientação do pediatra.

Os bebês se alimentam a cada 3 ou 4 horas, e mamães que trabalham fora nem sempre conseguem armazenar leite suficiente.

Assim, muitas vezes é necessário iniciar a alimentação um pouco antes dos 6 meses.Após ordenhar, é preciso esperar 1 a 2 horas para o organismo produzir leite suficiente para outra mamada.Por isso, muitas mamães não conseguem manter a amamentação exclusiva ao voltar ao trabalho.

É possível introduzir alimentos sólidos para os bebês de 4 meses?

A introdução alimentar aos 4 meses deve começar com alimentos amassados, evitando o método BLW até os 6 meses, pois o bebê ainda não tem todas as habilidades necessárias para mastigar alimentos maiores, a menos que um pediatra recomende.

É crucial que a introdução precoce de alimentos seja indicada pelo pediatra e nunca feita por conta própria, pois é preciso avaliar se o bebê está pronto.

Lembre-se, a introdução alimentar antes dos 6 meses só deve ocorrer em casos específicos e com orientação do pediatra.