Auxiliar um filho no desenvolvimento da leitura e escrita é uma das etapas mais essenciais e gratificantes da sua jornada educacional.

Como auxiliar meu filho na leitura e na escrita?

Como pai ou mãe, você  desempenha um papel fundamental ao criar um ambiente que promova o amor pela linguagem e o aprendizado. Ao combinar paciência, criatividade e incentivo, você pode cultivar habilidades sólidas de leitura e escrita desde tenra idade.

Leitura!

Neste web storie, exploraremos algumas estratégias eficazes para nutrir essas habilidades vitais, proporcionando-lhe uma base sólida para apoiar o crescimento intelectual e emocional do seu filho.

Quais os requisitos para a criança aprender a ler?

É importante entender que existem alguns pré-requisitos para serem trabalhados. São eles: habilidade de compreensão, capacidade de nomear as coisas, reconhecer as letras do alfabeto e desenvolver consciência fonológica.

Já parou para pensar em como está a compreensão do seu filho? Se ele compreende alguns pedidos simples, como, colocar o livro na mochila ou pegar seu estojo do chão e guardar? É importante observar se ele compreende todas as etapas ou fica perdido no meio do caminho.

Habilidade de compreensão

Essa habilidade, por exemplo, pode ser desenvolvida em contações de histórias, onde você pode perguntar para a criança sobre o que foi lido, pedindo para que ela explique sobre o que entendeu, ajudando a fixar e contribuindo para sua habilidade de compreensão.

Habilidade de compreensão

Para desenvolver uma boa leitura e escrita, se faz necessário que a criança tenha um bom vocabulário, quanto mais nomes, expressões e ações a criança souber, melhor será o processo de alfabetização.

Capacidade de nomear as coisas

As crianças procuram o alfabeto por diversos motivos, para conhecer a grafia, buscar as letras e comparar seu próprio nome ou com o nome de um amigo ou até mesmo para recitar o alfabeto. Inclusive, são ótimas maneiras de memorizar e reconhecer as letras!

Reconhecimento das letras do alfabeto

Dicas para ensinar a criança a ler!

Claro, ajudar as crianças a aprenderem a ler é um passo crucial no desenvolvimento de suas habilidades linguísticas e cognitivas. Confira 10 dicas para tornar esse processo mais eficaz e divertido.

Introduza livros e histórias desde cedo, mesmo antes de a criança começar a falar. Ler em voz alta para elas ajuda a criar uma conexão entre palavras e significados.

Comece cedo

1

Tenha uma área acolhedora com livros acessíveis. Um cantinho dedicado à leitura incentiva a exploração e o interesse por livros.

Crie um ambiente de leitura

2

Dedique um tempo para a leitura em família todos os dias. Isso mostra a importância da leitura e cria um vínculo positivo com os livros.

Leitura em família

3

Comece com livros ilustrados e com pouco texto. Conforme a criança avança, escolha livros que se adequem ao seu nível de leitura e interesses.

Escolha livros adequados

4

Enquanto lê, use o dedo para apontar as palavras. Isso ajuda a criança a fazer a conexão entre as palavras escritas e as faladas.

Aponte para as palavras:

5

Ensine os sons das letras (fonemas) à medida que introduz as letras do alfabeto. Isso auxilia na compreensão das relações entre sons e letras.

Foque em fonemas

6

Rimas e canções são uma ótima maneira de introduzir padrões de sons e ritmos da linguagem, o que facilita a compreensão das estruturas das palavras.

Use rimas e canções

7

Corrija suavemente a criança quando ela pronunciar algo incorretamente. Isso ajuda a construir um vocabulário e uma pronúncia precisos.

Incentive a pronúncia correta

8

Além de histórias, inclua poesia, contos, fábulas e livros informativos. Isso amplia o repertório da criança e desperta diferentes tipos de interesse.

Explore diferentes gêneros

9

Envolva a criança fazendo perguntas sobre a história. Isso estimula a compreensão e a conexão entre a leitura e a vida real.

Faça perguntas e discuta

10

BERÇÁRIO E ESCOLA INFANTIL

Segurança, Ensino e Diversão para crianças de 6 meses até 5 anos.