Descubra como acalmar o bebê sem o uso da chupeta?

CHORO + CHUPETA

Tem como evitar?

Sublinhado rabiscado branco

Acalmar um bebê que está chorando é um desafio para os pais de primeira viagem e até mesmo para quem já está no segundo filho. Isso envolve saber o que fazer e gerenciar nossas próprias emoções, especialmente com bebês recém-nascidos que estão aprendendo a viver neste mundo totalmente novo.

Embora possa parecer repetitivo, é importante destacar que cada bebê é único. O que funcionou para outros bebês pode não funcionar de jeito algum com o seu filho. No entanto, com nossas dicas e a experiência do dia a dia, você aprenderá a acalmar e acolher o choro, que pode ocorrer a qualquer hora, especialmente durante a madrugada.

Confira nossas dicas sobre como acalmar o bebê sem o uso da chupeta?

1. CHARUTINHO

Certamente, você já deve ter se deparado com a técnica chamada "charutinho", bastante divulgada nas redes sociais nos últimos anos. Quando realizada com os cuidados apropriados, essa prática pode ser bastante benéfica.

Envolve cuidadosamente enrolar o bebê em uma manta, restringindo a liberdade de movimento dos membros. Ao replicar a sensação de segurança semelhante ao ambiente uterino, essa técnica geralmente resulta em maior tranquilidade e facilita o sono do bebê.

Clique no botão abaixo para ver o vídeo de como aplicar a técnica do charutinho para acalmar o bebê sem chupeta.

2. RUIDO BRANCO

O ruído branco, embora não seja eficaz para todos os bebês, pode funcionar como uma solução mágica para acalmar alguns. Existem diversos tipos, como imitações do som do útero, ventilador, carro, chuva e mar.

Caracterizado por conter todas as frequências sonoras com igual intensidade, o ruído branco é um som uniforme associado à estática da televisão. Muitos pais usam essa técnica para tranquilizar seus bebês, criando um ambiente propício ao sono relaxante, acreditando que o ruído branco pode bloquear outros sons indesejados.

Clique no botão abaixo para ouvir o ruido branco:

3. NINAR

Faça suaves movimentos, com o ritmo bem suave e delicado com a criança. Você pode optar por dar pequenos toquinhos no corpinho (que imitem o ritimo do coração da mãe), enquanto balança o pequeno no seu colo.

Ao balançar suavemente e dar tapinhas no bumbum, faça algum som com a boca, como "XIXI", repetidas vezes; alguns bebês acabam prestando atenção no barulho e se acalmando.

4. POSIÇÃO DE ALIVIO

As cólicas são comuns em bebês, especialmente nos mais novos, devido à imaturidade de seus intestinos. Isso pode causar desconforto e dor devido a movimentos peristálticos que resultam em gases e dificuldades na evacuação.

Uma maneira de lidar com as cólicas é a posição de "bicho preguiça", na qual o bebê é colocado de bruços no antebraço, exercendo uma leve pressão na barriguinha para proporcionar conforto e alívio.

Clique no botão abaixo para ver como fazer a posição do "bicho preguiça" com seu bebê:

5.TOQUE E POSIÇÃO

Uma das estratégias mais usadas é a contenção, mantendo-o em seu colo como carregadores de bebês ergonômicos, métodos canguru, entre outros para o bebê sentir o cheiro e o conforto da mãe.

Manter a coluna do bebê em C, segurando-o de lado ou barriga para baixo para evitar que ele não fique muito tempo no berço ou nas cadeirinhas. Em alguns casos o embalo com movimento suave e rítmico ajudam a acalmar o choro.

Objetos como cadeiras de balanço e cadeirinhas com movimentos também podem ser aliados dos pais para ajudar aos bebês terem a sensação do útero.

6.CARINHO / SEGURANÇA

Proporcione carinho através do contato físico, como massagens e pele a pele, promovendo um apego seguro para transmitir amor aos pais. Conheça bem o bebê, compreendendo suas necessidades e possíveis razões para o choro, como frio ou desconforto.

Caso o choro persista, consulte um pediatra. Essas práticas visam atender às necessidades do bebê, contribuindo para sua autoestima, confiança e equilíbrio, promovendo independência ao longo do tempo.

O amor, carinho e compreensão são fundamentais, influenciando positivamente o desenvolvimento futuro do bebê.

BERÇÁRIO E ESCOLA INFANTIL

Segurança, Ensino e Diversão para crianças de 6 meses até 5 anos.