ATIVIDADES PARA FAZER EM CASA COM AS CRIANÇAS!

22

O Desenho Maluco é uma brincadeira que utiliza desenhos. Para participar, basta ter lápis de cor e folhas em branco. Cada membro da família desenha uma parte do corpo em sequência, passando a folha para o próximo. No final, você terá desenhos colaborativos e divertidos.

1. Brinque de desenho maluco

Introduzir o hábito desde cedo facilita aspectos da vida adulta. Disponibilizar livros e criar um espaço atraente em casa incentiva o interesse. A leitura não precisa ser solitária; os pais podem ler para as crianças, proporcionando um ambiente envolvente e ajudando no desenvolvimento das habilidades de leitura.

2. Cantinho da leitura para crianças

Muitos podem negligenciar a ideia de imprimir fotos e criar álbuns. Essa prática, comum no passado, pode ser revivida para relembrar e preservar momentos especiais. Montar álbuns com as crianças torna o processo ainda mais significativo, permitindo que vejam e aprendam sobre o passado de forma envolvente.

3. Monte um álbum da família

Apesar de ser considerada perigosa para crianças, a cozinha pode ser um espaço memorável quando supervisionada pelos adultos. Envolvê-las nessa atividade não apenas ensina habilidades essenciais para a vida, mas também proporciona diversão tanto para os pequenos quanto para os adultos.

4. Cozinhar em família com crianças

Uma maneira comum de estimular a criatividade em crianças é permitir que criem histórias. Um exercício em grupo envolve iniciar uma narrativa e cada pessoa contribuir para seu desenvolvimento. A colaboração resulta em uma narrativa única, promovendo não apenas a criatividade, mas também a diversão em família.

5. Invente histórias em família

Além de resgatar práticas comuns do passado, os pais podem promover competições entre os filhos, tornando a experiência ainda mais divertida. Tutoriais online ensinam a fazer aviõezinhos, proporcionando uma atividade educativa e interativa para a família.

6. Competição de aviãozinho

O slime, uma massa gelatinosa conhecida como amoeba, tornou-se uma brincadeira popular entre crianças. Além de ser usado como brinquedo colorido, adultos e crianças podem aproveitar tutoriais online para fazer slime em casa, transformando a experiência em uma atividade conjunta e divertida.

7. Fazer e brincar com slime

Feitos com meias velhas e personalizados com botões ou canetinhas, cada membro da família pode criar seu próprio elenco para contar histórias. A experiência fica ainda mais divertida ao criar um 'teatro' com uma caixa de papelão ou um cenário improvisado com lençóis.

8. Fantoches de meias

Usando cenários e figurinos caseiros, eles podem escolher uma história favorita ou criar suas próprias narrativas. O foco é mergulhar nos papéis, brincando de teatro e permitindo que a imaginação e as risadas fluam livremente pelo ambiente.

9. Teatro com as crianças

Cada membro da família escolhe personagens de diversas fontes e os escreve em pedaços de papel. Esses papéis são colocados em uma caixa e sorteados. Quem pegar determinado personagem deve fazê-lo ser adivinhado pelos outros apenas através de gestos, sem falar.

10. Mímica com crianças

BERÇÁRIO E ESCOLA INFANTIL

Segurança, Ensino e Diversão para crianças de 6 meses até 5 anos.